O período pré-operatório da cirurgia bariátrica envolve a avaliação e acompanhamento com equipe multidisciplinar, a fim de otimizar a segurança e os resultados.
Uma das recomendações é a perda de peso, que deve ser orientada por um endocrinologista, baseada em uma mudança na escolha alimentar, que pode envolver a indicação de uma dieta equilibrada, reorganização dos horários das refeições, prática adequada de exercícios físicos e até mesmo a indicação de medicação específica e individualizada para otimizar a redução de peso e auxiliar em mudanças comportamentais.
Além disso, é necessária a realização de uma série de exames e da avaliação de comorbidades.
No caso do endocrinologista, o acompanhamento é fundamental, principalmente em casos de doenças associadas, como a
diabetes, que pode estar relacionada com questões hormonais do organismo.
Outro aspecto importante em relação ao acompanhamento com endocrinologista é a análise da causa da obesidade, que pode estar relacionada a disfunções endócrinas, provocadas por alterações nas funções das glândulas tireoide, suprarrenal e da região do hipotálamo.
Além disso, o paciente deve ser informado sobre as possíveis complicações da realização cirúrgica e orientado quanto ao pós-operatório, que também deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar.